Praia de Acaú: quietude em longa faixa litorânea até a divisa PB-PE

Praia de Acaú
Praia de Acaú. Foto: Youtube

Sérgio Botêlho – A Praia de Acaú, a mais festejada de Pitimbu, que se compõe com a de Ponta de Coqueiros e Pontinha, fecha o Litoral Sul da Paraíba. Do outro lado dos rios Tracunhaém e Goiana, que formam uma larga barra, começam as praias do Litoral Norte de Pernambuco, a partir de Carne de Vaca.

O conjunto de praias paraibanas comporta uma das mais importantes áreas de veraneio do litoral do estado. Suas residências de ocasião, contadas na casa do milhar, são divididas entre pernambucanos e paraibanos, com predominância dos primeiros. (Lembrando que Pitimbu pertenceu, originalmente, à Capitania de Itamaracá.)

Pela proximidade com as desembocaduras do Tracunhaém (Paraíba) e do Goiana (Pernambuco), especialmente do rio pernambucano, aqui e acolá as áreas do mar mais próximas ao encontro das águas doces e salgadas ficam impróprias no quesito balneabilidade.

Praia Azul: tanto é o mar e a areia batida nessa orla deslumbrante e calma. SAIBA MAIS

Contudo, a maior parte da praia de Acaú é própria ao banho, segundo as classificações regularmente feitas pelo Superintendência do Desenvolvimento da Paraíba (Sudema) sobre o litoral do estado.

Quietude

A característica geral dessas praias é de ondas quietas e de águas mornas, como de resto em todo o litoral paraibano. A quietude, por sinal, costuma ser o primeiro sinal positivo geralmente observado por veranistas de todos os tempos, para construírem ou comprarem suas casas de temporadas.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

No entanto, é preciso ter cuidado com exibicionistas contumazes, desses que costumam transitar com bugues, quadriciclos e motos pelas areias da praia, incluindo manobras radicais, em momentos de maré baixa, ou de jet-skis nas águas da beira-mar.

Mariscos e lagostas

O município de Pitimbu expõe uma área de forte predominância da pesca artesanal e de coleta, também artesanal, de recursos marinhos. Pescadores e marisqueiras realizam diuturnamente o trabalho, tornando a região rica na oferta de peixes e mariscos, afora camarões e a apreciadíssima lagosta.

Falar nisso, Acaú é diretamente beneficiária das atividades ligadas à pesca da lagosta, tradicional no município de Pitimbu, com direito a uma festa anual dedicada ao crustáceo, normalmente realizada no mês de dezembro.

Portanto, fica a culinária local bastante vinculada aos pratos com frutos do mar, o que é burilado há décadas pelos moradores costeiros. Associações locais garantem a organização desses trabalhadores.

Portanto, seja bem-vindo a Acaú, belíssima praia do litoral paraibano na vizinhança com Pernambuco.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.