Praia Azul: tanto é o mar e a areia batida nessa orla deslumbrante e calma

Praia AzulSérgio Botêlho – Há um litoral deslumbrante e extenso a ser aproveitado no município de Pitimbu, na Paraíba, e a praia Azul uma dessas opções. Tomou esse nome a partir da coloração de suas águas, principalmente nos períodos de verão, entre os meses de novembro e fevereiro.

Conforme acontece com as demais praias do litoral paraibano, da barra do Guaju à do Tracunhaém, na Azul as águas são mornas e bastante propícias ao banho, sem problemas, a não ser com a maré alta. Nesses momentos, é preciso ter cuidado, pois as ondas ficam perigosas.

Os períodos de maré baixa, contudo, são bastante característicos em Praia Azul, uma vez que a maré recua muito. No lugar, resta uma areia escura (mas, limpa), batida, larga e bem favorável a uma boa caminhada na beira do mar.

Balneabilidade

Convém realçar que, apesar de algumas praias de Pitimbu serem impróprias ao banho, e comumente frequentarem as listas negativas dos órgãos oficiais encarregados de verificar a balneabilidade das praias paraibanas, não é o caso da Azul.

MIRANTE DO ALTIPLANO: visão espetacular da orla paraibana. ACESSE AQUI

Veraneio

A Praia Azul é um desses lugares da orla marítima mais vocacionados ao veraneio e, portanto, à convivência familiar. No caso, o divertimento fica reservado para a vizinha praia de Pitimbu (do centro da cidade), onde o frege é grande, com destaque para os dias de Carnaval.

MEMÓRIAS PESSOENSES. Crônicas sobre figuras e fatos da João Pessoa das décadas de 50 e 60 do século XX. COMPRE AQUI

Dessa maneira, em Pitimbu o turista vai buscar a lagosta, iguaria do mar típica de Pitimbu, onde há, inclusive, uma festa anual dedicada ao crustáceo, que já foi motivo de guerra comercial entre o Brasil e a França.

Tranquilidade

Logo, se o turista é dos que preferem mais tranquilidade, Praia Azul oferece pousadas. Com acertos precedentes à viagem, também é possível às famílias alugarem casas de veraneio, com agenciadores de Pitimbu.

FORMOSA: praia garbosa e atraente no litoral de Cabedelo. ACESSE AQUI

Esportes náuticos

Pela tranquilidade de suas águas, Azul é muito bem aproveitada pelos amantes de esportes náuticos a exemplo do windsurf e do caiaque. Com resquícios de matas e um coqueiral estupendo, o cenário da praia é belo.

TAMBAÚ, linda praia do mar! ACESSE AQUI

Distâncias

Dessa forma, aproveite sua próxima viagem a João Pessoa (57 KM) e Recife (95 km) para dar uma chegada até a Praia Azul. E desfrute-a.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.