Praça Antenor Navarro, em Jampa: emblema do centro histórico da cidade

1.8kviews

Entre os cenários que consagram João Pessoa em escala turística internacional, um bem marcante é a Praça Antenor Navarro, famosa por seu casario preservado, e à espera de um projeto de revitalização do Centro da capital, especialmente daquela área.

Praça Antenor Navarro, em João Pessoa
Praça Antenor Navarro, em primeiro plano. Foto: Iphan

A Praça Antenor Navarro foi aberta pelo poder público municipal na década de 30, precedida da demolição de alguns prédios ali existentes e a edificação de outros que passaram a servir como escritórios de profissionais liberais e casas de comércio.

Situada na Cidade Baixa, a Praça compõe um conjunto arquitetônico um pouco maias amplo, do qual fazem parte, ainda, a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e seu largo, onde se situa, também, algum casario preservado e o antigo Hotel Globo.

Estilos

O modelo predominante para o casario da Praça Antenor Navarro e adjacências é da Art Deco, embora haja características de estilo bem ecléticas. O resultado final é de um cenário que não raramente representa a cidade de João Pessoa em posts pelo mundo afora.

A Praça sofreu intervenção restauradora em 1997, após idas e vindas que pareciam intermináveis para que o projeto fosse concretizado, resultando, enfim, na beleza de paisagem urbana pessoense de hoje em dia.

Para que a praça recobrasse aspectos originais, e passasse novamente a servir como ponto de encontro e lazer, foi necessário, então, derrubar um posto de gasolina ali existente, acabar com o estacionamento local e, evidentemente, recuperar o casario.

O resultado é que hoje a Praça Antenor Navarro – embora necessitada de outras intervenções que possibilitem o retorno da convivência mais costumeira entre as pessoas – é um local bem aprazível de se ver.

No entanto, mesmo que à espera de um projeto de reocupação humana e funcional de seus prédios e arredores, segue a Praça Antenor Navarro representando legitimamente o Centro Histórico de João Pessoa. HISTÓRIA DA BARRAGEM DO SANHAUÁ, EM BAYEUX

You may also like

Comente