Aniversaria Pombal, importante e histórica cidade da Paraíba

526views
DICA DE LIVRO (Vendas também na Amazon e no Mercado Livre. Portanto, é só clicar nos links que vai direto ao Memórias Pessoenses)

Sérgio Botêlho – Hoje, 21 de julho, aniversaria uma das mais importantes e históricas cidades da Paraíba: Pombal. Assim, porque em 21 de julho de 1862 a então Vila Nova de Pombal, que homenageia localidade portuguesa, ganhou status de cidade.

Antes, outras datas marcam a história desse município localizado no Alto Serão Paraibano, às margens do rio Piranhas. Em 27 de julho de 1698 foi fundada a Povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó. E em 04 de maio de 1772 o povoado ganhou a condição de Vila.

A fundação da cidade deu-se por esforço bélico de Teodósio de Oliveira Ledo contra os indígenas que habitavam a área, especialmente os Pegos. A região era ainda habitada pelas tribos Coremas e Panatis. 

Portanto, neste ano de 2020, quando o mundo vive a terrível e mortífera pandemia provocada pelo coronavírus, Pombal completa 322 anos de fundação, 248 de elevação de povoado a Vila e 158 anos de transformação em cidade.

|ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Prédios históricos

Entre os prédios históricos da cidade de Pombal, ainda de pé, o mais importante deles é a Igreja Nossa Senhora do Rosário, originalmente erguida com o nome de Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

É na Igreja do Rosário onde se concentram as festividades em homenagem à cidade, incluindo a apresentação do histórico grupo dos Pontões. Os Pontões constituem o grupo mais numeroso do folclore do Rosário de Pombal.

Moram na zona rural, sendo os mais velhos pequenos proprietários. O acompanhamento é feito por uma banda cabaçal, constituída, de adufe, caixa, tambor, prato, fole e pífanos, além dos maracás das lanças. 

Outro prédio histórico é o da Cadeia, que fica próximo da Igreja do Rosário. Nela, estiveram presas figuras que marcaram a história não somente local mas de todo o estado. A exemplo de Chico Pereira que, para vingar a morte do pai, incendiou o Sertão como um dos chefes do cangaço. 

Outro fato histórico envolvendo a cadeia de Pombal, segundo lembra o atentíssimo pombalense José Tavares de Araújo Neto, foi a invasão do grupo de cangaceiros comandado por Jesuino Brilhante, para resgatar seu irmão Lucas. Além de Lucas foram libertados cerca de 50 criminosos.

Ainda que construído mais recentemente, outro prédio de reconhecimento histórico é o da velha Estação Ferroviária. Em certo tempo, local de concentração de jovens em passeios noturnos e de embarques e desembarques de filhos e filhas de Pombal com destino a ou oriundos da capital.

Acontecimento relevante

Portanto, o aniversário de Pombal constitui-se em acontecimento relevante para o concerto dos municípios do estado. Enfim, é a terra onde nasceram o economista Celso Furtado, o naturalista Manoel de Arruda Câmara e poeta Leandro Gomes de Barros. Dessa forma o Para Onde Ir se sente na obrigação de fazer o registro, com enorme alegria.

(Sérgio Botêlho)

Fontes:

José Tavares de Araújo Neto (agradeço por alguns ajustes históricos)

https://www.pombal.pb.gov.br/historia/

http://plone.ufpb.br/labeet/contents/paginas/acervo-pdmcp/pontoes

Mais informações:

Revista Nordeste, edição especial com Celso Furtado

ENVIAR MENSAGEM:

You may also like

Comente