Nova pesquisa DataFolha mostra quadro completamente turvo

Sérgio Botêlho

A nova pesquisa Datafolha revela o quanto o quadro pré-eleitoral ainda é turvo para quem deseja antecipar os realmente favoritos para a disputa de 07 de outubro próximo. Ainda que preso, Lula mantém-se bem na frente das intenções de votos, na ordem de 31% para 15%, estes, atribuídos ao deputado federal Jair Bolsonaro.

Acontece que 66% dos que disseram votar em Lula afirmam que se o petista estiver fora do páreo, em outubro, votarão no candidato que ele indicar. Caso se confirme a intenção desses eleitores, muito provavelmente o candidato indicado por Lula estará no segundo turno, por conta da pulverização das candidaturas.

A novidade da pesquisa é a estreia do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, do PSB, na casa dos 8%, 2% a menos que a veterana candidata Marina Silva, da Rede, mesmo no quadro em que o ex-presidente Lula faz parte da lista de presidenciáveis.

Quando Lula deixa de ser opção da pesquisa, aumenta consideravelmente o número de votos brancos e nulos, apesar da migração de alguns votos para Marina Silva – entretanto, ainda sem pronunciamento oficial da preferência de Lula, o que somente ocorrerá quando, possivelmente, estiver definitivamente fora -, que encosta em Bolsonaro, na casa dos 17% para o militar e 15% para Marina.

A pontuação do candidato do PSDB, no caso, o ex-governador Geraldo Alckmin (6%), revela o quanto os tucanos se desgastaram nos últimos tempos, especialmente após o impeachment da ex-presidente petista, Dilma Roussef, e as investigações e ações policiais que atingiram o senador Aécio Neves.

O que se verá, daqui para a frente, é a corrida de alguns candidatos pelo apoio de Lula, que, mesmo preso, aparece como peça muito importante na definição dos candidatos que haverão de estar no segundo turno do pleito. É o mínimo que se pode depreender da pesquisa.

Acesse, aqui, na íntegra, a pesquisa Datafolha.

 

 

 

You may also like

Comente