Jornalistas podem ter direito a ser microempreendedores

Tem microempreendedores, e mais: Bolsa e dólar; entidades buscam projetos bilaterais de pesquisas

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*TRANSVERSAIS DO TURISMO*, Ano II, Nº 176 de 15.06.2021 

Jornalistas podem ter direito a ser microempreendedores

O Projeto de Lei Complementar 30/21, do Senado, permite a jornalistas serem incluídos no Simples Nacional como microempreendedores individuais (MEI). Atualmente, os jornalistas já podem constituir microempresas ou pequenas empresas e se enquadrar no Simples Nacional. Contudo, eles não fazem parte das categorias dos microempreendedores individuais, que têm acesso a regras mais benéficas do que as do Simples, como enquadramento simplificado e carga tributária reduzida.

Jornalistas microempreendedores II

Segundo o autor do projeto, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), a realidade do mercado de trabalho mostra que a maior parte dos jornalistas tem rendimentos equivalentes aos de microempreendedores individuais, com receita anual de até R$ 81 mil..

Jornalistas microempreendedores III

O projeto tramita em regime de urgência e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta também será votada pelo Plenário. Já existe parecer favorável aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, uma vez que a matéria do Senado tramita em conjunto com diversas outras, entre elas o PLP 399/08.  

Entidades buscam projetos bilaterais de pesquisas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e com a Agência de Tecnologia da República Tcheca (TAČR) estão em busca de empresas do Brasil e República Tcheca. O objetivo é estimular projetos bilaterais de pesquisa, desenvolvimento e inovação que promovam a transferência tecnológica em áreas ligadas à energia a partir de hidrogênio, mobilidade e logística, reciclagem e gestão de resíduos e inteligência artificial. O edital está aberto a empresas de todos os portes.

Projetos bilaterais de pesquisas II

O superintendente de Negócios Internacionais do SENAI, Frederico Lamego, ressalta que essa iniciativa reforça a ideia de integrar a rede de inovação do Brasil com a da República Tcheca. “Além de ser mais um passo para internacionalizar as redes dos Institutos SENAI de Inovação, tornamos a indústria brasileira mais competitiva com essa ponte tecnológica”, pondera. Mais informações do Portal da CNI 

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 14, em alta de 0,59%, a 130.208 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de 1,15%, a R$ 5,07.

⏳ Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Transversais do Turismo

You may also like

Comente