26 de agosto: Dia Internacional da Igualdade Feminina

É celebrado em 26 de agosto o Dia Internacional da Igualdade Feminina. data da aprovação da 19ª Emenda americana, que permitiu o voto às mulheres dos EUA

A data reforça a necessidade de toda sociedade lutar para que mulheres tenham condições igualitárias que permitam seu pleno desenvolvimento

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

Uma das batalhas mais difíceis é garantir à mulher inserção no mercado de trabalho. Apesar das conquistas nas últimas décadas a desigualdade de gênero no aspecto econômico é um dos mais visíveis.

É celebrado nesta quinta-feira, 26 de agosto, o Dia Internacional da Igualdade Feminina. A data é uma homenagem à aprovação da 19ª Emenda americana, que permitiu o voto às mulheres dos EUA. Isso aconteceu no ano de 1973.

No Brasil, as mulheres conquistaram o direito ao voto em 1932, primeiro limitado às mulheres casadas e com renda própria, dois anos mais tarde foram eliminadas essas restrições, e em 1946, o voto feminino passou a ser obrigatório.

Atualmente, são várias iniciativas que existem no País e em outros lugares do mundo que procuram promover a igualdade entre mulheres e homens. Uma delas é o Vez & Voz que valoriza as mulheres que trabalham no setor de transporte rodoviário de cargas.

Um dos âmbitos em que há maiores desigualdades de gênero, é o mercado de trabalho, o que ainda reflete a tardia inserção feminina. No Brasil, há menos de 60 anos as mulheres conquistaram o pleno direito, perante as leis brasileiras, de exercer uma profissão.

FONTES:

https://www.jau.sp.gov.br/noticia/10193/26-08-dia-internacional-da-igualdade-feminina

https://setcesp.org.br/noticias/26-de-agosto-dia-internacional-da-igualdade-feminina/

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente