Igreja de Santo Antônio de Lisboa, em Jampa: bela, moderna e admirada pelos turistas

1.3kviews

Sérgio Botêlho – Temos, majoritariamente, aqui no Para Onde Ir, abordado igrejas paraibanas bem mais tradicionais e históricas, no que se refere às datas de construção e à arquitetura de cada uma delas. Boa parte, dos séculos XVI, XVII e XVIII.

HISTÓRIA DA BARRAGEM DO SANHAUÁ, EM BAYEUX

A igreja sobre a qual vamos falar, desta feita, é bem mais moderna e contemporânea. Trata-se da Igreja de Santo Antônio de Lisboa, na avenida Olinda, em Tambaú, a mais famosa praia urbana de João Pessoa.

Primeiro, uma explicação. O Santo Antônio de Lisboa é o mesmo Santo Antônio casamenteiro que é celebrado com pompas e circunstâncias, no Brasil, mas, muito especialmente, no Nordeste, e que também se chama Santo Antônio de Pádua.

A diferença está na batalha entre cidades pelo nome desse que é um dos santos mais famosos e queridos da Igreja Católica. É que Santo Antônio (de batismo, Fernando) nasceu em Lisboa (Portugal) e morreu em Pádua (Itália). 

Aliás, há 5 igrejas em João Pessoa com invocação a Santo Antônio, juntamente com a de Tambaú: a mais tradicional e histórica, no Centro Cultural São Francisco, na área central de João Pessoa; e, ainda, a de Santo Antônio do Menino Deus (no Jardim Cidade Universitária), e outras duas a Santo Antônio de Pádua (uma no Geisel e outra, uma capela, no Jardim Boa Esperança).

Em Tambaú

A beleza da construção, externa e internamente, o que inclui as imagens católicas distribuídas fora e dentro do templo, já cativaram devidamente os paroquianos de Tambaú, primeiramente.

Contudo, pela sua localização, bem próxima a famosos hotéis e pousadas da orla marítima pessoense, e, ainda, da Feirinha de Tambaú e da Feira de Artesanato, a igreja tem atraído os turistas que, em postagens na Internet, a elogiam sem medidas.

Não somente os turistas simplesmente visitam a Igreja, já que parte de um roteiro turístico natural da região do Baixo Tambaú, como também frequentam as missas celebradas de segunda a sábado, às 17 horas. E no domingo, às 08h30, 11h00, 17h00 e 19h30.

Bela Igreja a de Santo Antônio de Lisboa, em Tambaú, que vai se firmando como um templo católico prestigiado na capital paraibana.

Fontes:

Qual a diferença entre Santo Antônio de Pádua do de Lisboa?

http://g1.globo.com

/pb/paraiba/jpb-2edicao/videos/t/edicoes/v/jpb2jp-qual-a-diferenca-do-santo-antonio-de-padua-do-de-lisboa/5091296/

Paróquia de Santo Antônio de Lisboa

https://www.facebook.com/psaltambau/

Paróquia Santo Antônio de Lisboa

https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-d8648214.html

You may also like

Comente