Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pombal: muita história

1.2kviews

Sérgio Botêlho – O culto a Nossa Senhora do Bom Sucesso remonta, provavelmente, ao Século XVII, em Portugal. Embora haja histórias paralelas, consta que, em 1629, uma condessa viúva recebeu imagem de Nossa Senhora das mãos de um peregrino.

Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Pombal
Crédito da foto: Diocese de Cajazeiras

A partir daí cedeu uma propriedade sua à Igreja Católica para a fundação de um convento, tendo como madrinha a Nossa Senhora cuja imagem havia recebido. Com o Menino Jesus nos braços, a imagem passou a ser chamada de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Consta dessa época, mais precisamente de 1639, a criação do Colégio do Bom Sucesso, em Lisboa, obra ainda em pé e em funcionamento, para abrigar religiosas irlandesas que sofriam perseguição em seu país.

No Brasil

De Portugal para o Brasil, foi um pulo na história, em virtude da intensa movimentação de navios entre o reino português e a colônia. Hoje, Nossa Senhora do Bom Sucesso é reverenciada principalmente em cidades na Paraíba, no Piauí, no Ceará, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e em Minas Gerais.

Pombal

Data de 26 de julho de 1697 a fundação, pelo capitão-mor Teodósio de Oliveira Ledo a Povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Pianhancó (segundo grafia da época), atualmente Pombal, após vitória sobre os indígenas, senhores daquelas terras.

Portanto, Pombal nasce sob a invocação da Nossa Senhora do Bom Sucesso. Anos depois, à santa é erguida uma casa de oração simples que acaba substituída em 1721 por um prédio novo, em estilo barroco, a atual e histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Enfim, em 8 de setembro de 1897 a nova, e atual Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso foi inaugurada, passando à condição de Igreja Matriz, que já abrangeu, inclusive, a atual cidade de Patos, em sua circunscrição religiosa.

Da inauguração até os dias de hoje a igreja já passou por várias reformas e obras de complementação do projeto original, tendo sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), mantendo, no entanto, seu porte arquitetônico original. Uma bela e histórica igreja!

Fontes:

Nossa Senhora do Bom Sucesso

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Bom_Sucesso

Pombal – história

https://www.pombal.pb.gov.br/historia/

A Igreja Matriz de Pombal – Verneck Abrantes

https://clemildo-brunet.blogspot.com/2009/02/igreja-matriz-de-pombal.html

Vídeo

Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso – 

Destaques da grande mídia impressa

You may also like

Comente