João Pessoa: prefeitura vai monitorar trânsito com drone

Utilizando a tecnologia a favor da mobilidade urbana, para promover melhorias na fluidez do trânsito e mais segurança viária a população

A Prefeitura de João Pessoa, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), montou uma equipe operacional especializada no monitoramento do trânsito através de drone. Com esta iniciativa, a expectativa é de que sobrevoando a área monitorada, agentes em campo possam atuar de forma ainda mais estratégica e ágil.
 
De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente do órgão de mobilidade da Capital, o drone já era um equipamento utilizado em atuações específicas da Semob-JP, mas agora ele estará em atuação diariamente, inclusive, em horários considerados de pico e contribuindo também para atuação de secretarias da Prefeitura e outros órgãos de trânsito e de segurança.
 
“Conforme orientação do prefeito Cícero Lucena, estamos sempre em busca de ampliar o monitoramento do trânsito em prol da segurança viária da cidade. Já temos quatros agentes de mobilidade especializados, inclusive, treinados pela Guarda Civil de São Paulo e pelo Corpo de Bombeiros da Paraíba. Estes profissionais estarão atuando em uma viatura própria para o setor, fazendo voos em pontos necessários e dando feedback em tempo real as equipes em campos, para que juntos possam melhorar a mobilidade em locais de conflito”, explica Expedito Leite Filho.
 
A equipe DroneMob está vinculada a Divisão de Trânsito e Transporte da Semob-JP (DOTT) e, inicialmente, irá utilizar o dispositivo de modelo Mavic 2 Pro. Mas já há expectativa de novas aquisições, segundo Haylton Medeiros, chefe do setor. “A gestão atual já está trabalhando para adquirir mais dois drones de última geração e capacitar mais dez agentes de mobilidade para pilotá-los. Consideramos este trabalho importante tanto na identificação de retenções de tráfego e acompanhamento de fluxo, quanto na fiscalização de trânsito e transportes, produção de projetos e imagens institucionais”, ressaltou.
 

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho, com informações da Secom-JP

You may also like

Comente