Dia 21 de março: Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial

Em 21 de março de 1960, negros sul-africanos foram massacrados pelo apartheid; a ONU fixou o dia como de luta contra a discriminação racial

A primeira coisa que é preciso ressaltar em qualquer preconceituoso racial é a ignorância. Começa ignorando que não existem raças humanas, e sim uma única raça humana, com variadas cores de pele.

Ignoram, na sequência, que não existe qualquer tipo de diferença intelectual entre os indivíduos que compõem as diversas cores de pele. Em chegando a educação e recursos financeiros a cada uma dessas pessoas, o desempenho intelectual é o mesmo.

Em terceiro lugar, os parâmetros de beleza estipulados pelos indivíduos da cor de pele branca, alicerçadas principalmente nos dois últimos séculos, tem a ver com aquilo que é admitido pelas classes dominantes nesse período da história.

Enfim, desconhecem o que qualquer criança mais inteligente já está sabendo pelas mãos da ciência: são mais fortes as sociedades miscigenadas, assim como são mais promissoras e produtivas as empresas baseadas na diversidade étnica de seus dirigentes.

No entanto, baseados na força armada, as sociedades dominadas pelos brancos cometeram, nos últimos séculos, as maiores barbaridades contra os povos africanos, começando pela escravidão e progredindo nas sanguinárias sociedades segregacionistas.

Resistência

Hoje, a despeito da odientos exemplos, ainda, de discriminação racial, o movimento contrário a essa barbárie já avançou bastante, tendo como feliz exemplo a eleição do primeiro negro à presidência dos Estados Unidos.

Não por acaso, desde que, naquele país, se estabeleceu a prática de verificação das popularidades presidenciais, Barack Obama reina absoluto como o presidente mais bem avaliado de toda a história norte-americana.

Por conta de tudo isso, é que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 21 de março, como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Num dia como este, no ano de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. 

A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville.

Portanto, abaixo a discriminação racial! Por uma sociedade diversa e igual em direitos e deveres!

 

 

You may also like

Comente