14 de março: Dia Nacional dos Animais é data de conscientização

Há outras datas em que se homenageia os animais, além do Dia Nacional dos Animais, todas elas importantes para a formação de uma consciência protetora da natureza

Sejam eles animais selvagens ou domésticos ou mesmo servindo como bem de capital, o equilíbrio da natureza e da mente humana passam necessariamente por uma consciência maior sobre a obrigação de a humanidade proteger os animais.

Certamente, em função de tal importância é que existam tantos dias dedicados aos animais: 17 de fevereiro: Dia Mundial dos Gatos; 14 de março: Dia Nacional dos Animais; 04 de abril: Dia Mundial dos Animais de Rua e Dia de Abraçar seu Gato; 31 de julho: Dia do SRD/ Vira-Lata; 8 de agosto: Dia Internacional dos Gatos; 26 de agosto: Dia Mundial do Cachorro; 4 de outubro: Dia Mundial dos Animais e Dia do Cachorro; 10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Animais.

Mesmo assim, o respeito aos animais de maneira muito frequente não considerado, principalmente no interior de uma realidade na qual nem o próprio ser humano é devidamente considerado, na Terra.

Realidade global

A situação pode ser observada de uma maneira holística, aliás como tudo que compõe a realidade universal. Se o ser humano não respeita a si próprio, com muitos se enxergando como se fosse um ente acima dos outros, avalie quando se trata do respeito aos animais.

Contudo, é sempre bom que datas assim sejam aproveitadas para lembrar a responsabilidade humana perante o meio ambiente, pela preservação dos diferentes biomas, que também são questões essenciais debatidas neste dia.

De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato entende-se: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.

Convém, principalmente, utilizar a Grande Rede, com destaque para as poderosas redes sociais, com o objetivo de reproduzir a importância desse dia como de vital importância para a própria sobrevivência do ser humano e da Terra.

You may also like

One thought on “14 de março: Dia Nacional dos Animais é data de conscientização

Comente