Desvendando o chocolate no dia em que o mundo lhe presta reverência

Hoje, 07 de julho, a humanidade comemora o Dia Mundial do Chocolate, para alegria dos chocólatras e, mesmo, dos nem tanto assim. Cerca de 3.500 anos depois de suas primeiras versões, o chocolate é sucesso absoluto entre os gêneros e raças que povoam a Terra. Todavia, é preciso saber de onde vem a guloseima. 

A base do chocolate é uma fruta chamada cacau. Conforme os estudiosos, o cacau teve origem no México, cerca de 1.500 anos antes de Cristo. Segundo explica a Consultoria de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná, no seio do povo Olmeca. 

Os olmecas viveram entre os anos de 1.500 a 1.200 AC, na região onde posteriormente passaram a viver os Maias, segundo conta a História do Mundo. Não somente chegaram a desenvolver a escrita como a consumir o produto feito partir do cacau.

ACESSE OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ‘PARA ONDE IR’, DÓLAR, VIAGENS AÉREAS, HISTÓRIA HOJE, BOLSA, ANIVERSÁRIOS MUNICIPAIS, E APROVEITE PARA ASSINAR O BLOG POR E-MAIL|

Sucessores na região, os Maias seguiram produzindo o alimento. Até que os espanhóis aportaram na região, e a conquistaram. Foi, então, que a cultura do cacau e do chocolate acabou desembarcando na Europa.

No continente europeu o cacau foi cultivado e o seu derivado foi se esmerando em gostos e formas. Hoje, na produção entram, mais fortemente, leite e açúcar. Mas também dezenas de outros frutos, vitaminas e sabores artificiais para alcançar os mais diversos paladares.

Saúde

Quanto mais cacau tiver o chocolate melhor para a saúde do indivíduo. Seguindo esse princípio, o chocolate que mais benefícios produz no corpo e na mente humanas tem de ter acima de 70% de cacau. E, quanto menos açúcar, mais benéfico.

Dessa forma, o alimento, por conta da carga de antioxidantes, protege o organismo dos terríveis radicais livres. Além disso, previne doenças cardiovasculares, age contra alguns tipos de cânceres.

E tem mais: é antiinflamatório, atua contra derrames, reduz o estresse do dia a dia e melhora o nosso humor. Na versão com mais de 70% de cacau, o chocolate pode ser consumido diariamente. Porém, como tudo no mundo, com parcimônia.

|Leia Capital Nacional do Chocolate Artesanal é Gramado|

|Leia também Salão do Chocolate em Paris tem o Brasil presente|

ENVIAR MENSAGEM

 

You may also like

Comente