25 de agosto: Dia da Legalidade

A proposta de instituição do Dia da Legalidade, que homenageia a democracia, foi aprovada em 2008 a ser comemorado anualmente no dia 25 de agosto

Segundo o autor do projeto, a chamada Cadeia da Legalidade foi o maior movimento popular no Brasil desde a Revolução de 30. Ele lembrou que, no dia 25 de agosto de 1961, o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, assumiu a resistência ao golpe articulado pelos militares para impedir a posse de João Goulart na Presidência da República, após a renúncia de Jânio Quadros.

SAIBA MAIS SOBRE EFEMÉRIDES, DESTAQUES DO DIA A DIA

O Movimento da Legalidade, um dos acontecimentos mais dramáticos da história do Rio Grande do Sul, iniciou em 25 de agosto de 1961, pelo governador do Estado, Leonel Brizola que, ao tomar conhecimento da renúncia de Jânio Quadros à presidência do país, resistiu bravamente para garantir a posse do vice-presidente João Goulart. 

Durante doze dias, Brizola manteve firme a “Cadeia da Legalidade”, de dentro do Palácio Piratini, tendo em volta uma multidão na Praça da Matriz, atingindo em cheio a Assembleia Legislativa do RS, que se estabeleceu em sessão permanente.

FONTE:

https://www.camara.leg.br/noticias/124744-camara-aprova-a-instituicao-do-dia-da-legalidade/

http://www2.al.rs.gov.br/biblioteca/Publica%C3%A7%C3%B5esTem%C3%A1ticas/50AnosdaLegalidade/tabid/5280/Default.aspx

Por Sérgio Botêlho, na edição dos Destaques do Dia do Para Onde Ir

You may also like

Comente