Destaques da Economia Para Onde Ir 15.01.2022

Destaques da Economia Para Onde Ir 15.01.2022: socorro financeiro às elétricas; Marco Legal do Saneamento; congelamento de ICMS de combustíveis não surte efeito.

Mercado não pode ditar a pauta, diz Lula a economistas que farão seu programa. OPINIÃO Mundo do trabalho e as reformas civilizatórias: os ventos da Espanha. Por que Espanha quer rever reforma trabalhista, o mesmo que Lula disse querer fazer no Brasil. CRISE ENERGÉTICA: Decreto de Bolsonaro dá a largada para novo socorro financeiro às elétricas. ONS eleva previsão para reservatórios de hidrelétricas do Sudeste. Black Friday da comida faz varejo crescer em novembro e reforça retomada frágil. Comércio tem alta de 0,6%, mas cinco das oito atividades do setor recuam no mês, diz IBGE; Preço da gasolina volta a subir após oito quedas seguidas. Empresas: Google enganava anunciantes sobre preços de espaços publicitários, diz jornal.’”.*Na Folha*.

“Empresas recorrem a ‘hacker do bem’ para proteger dados; Dona da Amil, UnitedHealth se prepara para vender toda a operação no Brasil. ‘Biodiversidade é um bom investimento e tem a ver com sobrevivência’, diz Céline Cousteau. *No O Globo*.

TRATAMENTO DE ESGOTO. Estatais de saneamento devem perder contratos com municípios por descumprir marco legal. Empresas estaduais não provam que têm capacidade de investimento para universalizar serviço de água e esgoto; todas são no Norte e Nordeste, onde estão os piores índices de saneamento do País. Companhias reconhecem situação irregular e afirmam buscar adequações. Com 2,8 mil lojas pelo País, Cacau Show planeja expansão internacional. Empresa, que vai abrir primeiro escritório fora do Brasil, inaugurou nova fábrica. *No Estadão*.

Unilever faz oferta de US$ 68 bi por negócio de consumo da GlaxoSmithKline; O conselho da GSK está aberto a todas as propostas, mas a oferta não estava dentro do intervalo que a companhia consideraria. Hidrogênio pode responder por 12% do consumo de energia. Pipeline. Braskem: Petrobras e Novonor dão início a follow-on nos EUA. *No Valor Econômico*.

“Estados indicam fim do congelamento de impostos sobre os combustíveis. Medida foi adotada para responder a prestões do governo federal” *Manchete de capa do Zero Hora*.

“Feira da Casa Própria segue até amanhã. Nove municípios baianos estão entre os mais ricos do agronegócio.” *No A Tarde*.

“COMBUSTÍVEIS. Congelamento de ICMS não surte efeito e estados encerram medida”. APÓS DOIS MESES. Indústria pernambucana registra queda de 0,3%, em novembro de 2021. No Diário de Pernambuco*.

“Desgastado, Paulo Guedes vira ”ministro-zumbi” no governo Bolsonaro”. No Estado de Minas.

Destaques da Economia na Grande Mídia CLIQUE AQUI

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“Clima sem vacina. Empresários globais se adiantam a governos omissos na mitigação de risco climático crescente.”.”

_*O GLOBO*_. 

““É absurdo o corte de verbas de prevenção a flagelo das chuvas.”.”

*ESTADÃO*_

“Não é por acaso que é secreto. A falta de transparência não é mera questão contábil. O orçamento secreto tem gerado graves distorções nos investimentos públicos”

“Corrida maluca por benefícios. Com o mais que esperado fracasso da reforma tributária, governo concede vantagens a setores escolhidos a dedo no apagar das luzes de 2021.” 

“O ‘custo Bolsonaro’ na OCDE. O ingresso na OCDE pode estimular o crescimento econômico, mas com o atual governo ele é praticamente inviável.”

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a sexta-feira, 14, em alta de 1,33%, a 106.936 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,25%, a R$ 5,51.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo

Sinopse de Economia Para Onde Ir – Sérgio Botêlho

You may also like

Comente