Como está o dólar

Para atender a necessidades de setores da economia e da sociedade mais diretamente interessados no preço do dólar, o Para Onde Ir passa a divulgar, em seu sítio, a tabela de conversão do valor do dólar, diariamente, o que pode ser feito CLICANDO AQUI.

O câmbio

O câmbio é a operação financeira onde ocorre a compensação de valores entre as moedas de todo o mundo. O seu modelo é determinado por cada país e os regimes de câmbio (preço de uma moeda com relação a outra) podem ser fixos ou flutuantes.

Nos regimes fixos, os valores a serem utilizados nas compras e vendas de moedas estrangeiras (em geral, o dólar) é determinado pelo Banco Central. Nas flutuantes, isso acontece segundo os movimentos do mercado.

No Brasil, desde 1999, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso – quando se praticava o câmbio fixo, e o real era equivalente ao dólar – ficou estabelecido que o regime de câmbio no Brasil passava a ser flutuante, o que vigora até hoje.

Conversor de moeda

Todos os dias, os diversos setores da economia estão ligados à variação do câmbio, particularmente, ao movimento do dólar. Quanto mais alto o valor da moeda americana, pior para os importadores, por exemplo, e melhor para os exportadores, e vice-versa.

Segmento muito diretamente interessado no valor do dólar é o turismo. Com o dólar baixo, mais turistas brasileiros viajando ao exterior, e menos turistas estrangeiros viajando para o Brasil. E vice-versa.

É para seguir o valor do dólar, e de outras moedas, em menor grau de interesse, é que existem os conversores de moeda, entre eles, o mais importante, que é o do Banco Central do Brasil, que o Para Onde Ir passa a divulgar diariamente.

Anúncios