Fecombustíveis tem parecer favorável para combustível delivery

Tem combustível delivery, e mais: Bolsa e dólar; 55,5% de crescimento têm as exportações baianas; construção de biodigestores

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*ECONOMIA DO TURISMO*, Ano II, Nº 143 de 13.05.2021

Fecombustíveis tem parecer favorável para combustível delivery

A Fecombustíveis obteve parecer favorável, no dia 4 de maio, da Ação Civil Pública que solicitou o impedimento do projeto piloto do serviço de combustível delivery (Gofit), autorizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Após análise de uma série de licenças e documentos, exigidos para garantir a segurança à sociedade, e avaliação da frequência da fiscalização do projeto piloto pela ANP, a juíza federal Rosângela Lucia Martins, da 18a Vara Federal do Rio de Janeiro, solicitou a suspensão do projeto piloto com alegação de falha da fiscalização da ANP, bem como constatou a “existência de diversas inconsistências somadas ao fato de inexistir responsável técnico legalmente habilitado responsável pelo projeto piloto de Delivery de Combustíveis, o que inviabiliza a consecução desse projeto inovador”.

Combustível delivery

“A venda de combustível delivery exige cuidados extremos para garantir a segurança da sociedade, pois pode colocar em risco a vida das pessoas, como há riscos ao meio ambiente. Além disso, agravou a situação o fato de ANP não conseguir fiscalizar da forma como deveria ser”, disse Paulo Miranda. Este tema está em discussão desde outubro de 2019, quando houve o lançamento da Gofit, aplicativo para entregas de combustível na modalidade delivey no Rio de Janeiro. O serviço de entrega foi uma iniciativa de empresas ligadas à Refinaria Manguinhos, como o Posto Vânia e a Delft Serviços (Golfit), ambas rés na ação.

55,5% de crescimento têm as exportações baianas

As exportações baianas atingiram US$ 840,5 milhões em abril, com aumento de 55,5% em comparação a igual mês de 2020. Apesar do efeito base que explica parte importante da sua magnitude, a alta na exportação em abril reflete a recuperação do comércio internacional e a intensa demanda chinesa e asiática, que contribuiu para elevar preços e puxar o embarque de commodities. Isso ocorre sobretudo com a soja, que voltou em grande volume aos portos após o atraso na colheita e dos derivados de petróleo, cujos preços médios tiveram aumento significativo. .

Trabalhadores são habilitados na construção de biodigestores

Pedreiros de municípios do Território de Identidade Piemonte da Diamantina participaram de oficina para construção de biodigestores, tecnologia que possibilita o reaproveitamento do esterco para gerar o biogás e biofertilizantes. A capacitação faz parte de estratégia do Governo do Estado, executada por meio do projeto Pró-Semiárido, para reduzir os impactos ambientais na região semiárida da Bahia, gerar economia financeira e mais qualidade de vida para as famílias agricultoras..

Construção de biodigestores

O Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), estabeleceu metas ambientais a serem executadas até março de 2022, entre elas, a capacitação de profissionais para construção de tecnologias simples e de baixo custo, porém eficientes no combate à degradação do meio ambiente e que gerem autonomia econômica às famílias.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quarta-feira, 12, em baixa de -2,65%¨, a 119.710 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 1,61%, a R$ 5,31.

⏳ Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

You may also like

Comente