Cirurgias eletivas estão suspensas no Distrito Federal

Suspensão das cirurgias eletivas exclui os procedimentos cardiovasculares, oncológicos, transplantes e judicializados, segundo o GDF

A Secretaria de Saúde decidiu suspender temporariamente, até o dia 15 de março, todas as cirurgias eletivas, exceto os procedimentos cardiovasculares, oncológicos, transplantes e judicializados.

A medida ocorre considerando a taxa de ocupação dos leitos com suporte de ventilação mecânica, que chegou a 85,27% neste domingo (28), e para não comprometer o atendimento aos pacientes com Covid-19 que necessitam de intubação para ventilação mecânica.

Leitos

A Secretaria de Saúde informa que tem atuado na mobilização de leitos com suporte de ventilação mecânica para atender pacientes com Covid-19. Na última sexta-feira (26), foram mobilizados 16 novos leitos em três hospitais e, no sábado (27), outros 20 leitos no Hospital Regional da Asa Norte.

Também há possibilidade, ao longo desta semana, de ampliação de mais 100 leitos para atender à população do Distrito Federal.

Vacinação

A população do Distrito Federal terá mais uma opção para agendar a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19. A partir do meio-dia desta segunda-feira, além do site vacina.saude.df.gov.br que disponibilizará mais vagas para agendamento, o Disque Saúde 160, opção 2, também fará o serviço. Neste momento, a vacinação no DF contempla idosos com 76 anos ou mais.

A Secretaria de Saúde recomenda que a população dê preferência para o agendamento nos dois canais informados para evitar filas e aglomerações. No entanto, aqueles que não conseguirem agendar poderão procurar as unidades básicas de saúde (UBSs), que oferecem o imunizante, para serem vacinados. Serão enviadas diariamente 1,5 mil doses extras que serão divididas para cada uma das UBSs integrantes da campanha.

Os pontos de drive-thru atenderão exclusivamente pessoas que agendaram tanto pelo site, ou pelo Disque Saúde. No primeiro dia de vacinação do grupo de idosos de 76 a 78 anos, na última sexta-feira (26), foram vacinadas 10,8 mil pessoas.

Da Redação do Para Onde Ir, com informações da Agência Brasília e da Secretaria de Saúde do DF

You may also like

Leave a Reply