Cavalgada em Aparecida homenageia padroeira e resgata cultura do campo

402views

Sérgio Botêlho – Se há uma tradição antiga entre os seres humanos, ela é a cavalgada. Praticamente, desde que o homem conseguiu domesticar o cavalo, animal belíssimo e extremamente, que as cavalgadas passaram a ser uma prática exercitada, no mundo.

Com o aprofundamento da repartição territorial entre campo e cidade, as cavalgadas, entendidas como passeios coletivos a cavalo, passaram a guardar as tradições camponesas diante do crescimento físico e cultural das urbes.

Nos dias de hoje, com o avanço da utilização das motos como transporte popular – onde até o jumento deixou de ter a utilidade milenar que sempre teve, nas zonas rurais – as cavalgadas assumem perfil cada vez mais claro de resistência cultural camponesa. 

Esses passeios coletivos a cavalo acontecem geralmente seguindo algum motivo cultural ou religioso. Dessa forma, eles são comuns em todas as regiões do país, de Norte a Sul, e servem a tradições locais.

No Nordeste não é diferente. Na região, acontecem as “Cavalgadas” do Parque

Nacional da Serra da Mesa, da Serra e de Boa Viagem nos municípios de Jaçanã-RN,

Carolina-MA e Boa Viagem-CE, respectivamente. Na Bahia destacam-se a Cavalgada

de Santo Antônio em Várzea Nova e a Cavalgada da Rádio Canabrava e, Ribeira do

Pombal. (Wikipédia, apud CAVALARIA JACUBA E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CAMPONESA: PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE IPORÁ-GO – http://www.lagea.ig.ufu.br/xx1enga/anais_enga_2012/eixos/1349_1.pdf)

Na Paraíba, vários são os municípios que realizam cavalgadas, no geral, com o objetivo de homenagear santidades da Igreja Católica. Campina Grande e Alagoa Grande são exemplos dessas cavalgadas, quando famílias inteiras participam, com direito a festas no início, no meio e no fim.

Aparecida

Assim ocorre na cidade de Aparecida, vizinha a Souza, em 12 de outubro, homenageando Nossa Senhora Aparecida, padroeira da cidade, do Brasil e protetora dos vaqueiros. Sendo o dia também dedicado às crianças, naturalmente elas fazem parte do passeio, o que garante o futuro da tradição.

O evento costuma reunir famílias de Aparecida, São Francisco, Sousa e Santa Cruz, juntas em um trajeto que segue da zona rural de Aparecida, pelas Várzeas de Souza e Fazenda Acacuã, com missa, ao fim, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, onde acontece uma benção. 

A Cavalgada de Aparecida, certamente, é um evento que merece ser prestigiado e figurar entre os destaques paraibanos, no que diz respeito ao turismo religioso e cultural.

Vídeos: 

Tradicional cavalgada foi realizada na cidade de Aparecida, no sertão da PB

http://g1.globo.com/pb/paraiba/bom-dia-pb/videos/t/edicoes/v/tradicional-cavalgada-foi-realizada-na-cidade-de-aparecida-no-sertao-da-pb/6215039

Cidade do sertão da Paraíba presta homenagem a Nossa Senhora Aparecida

https://globoplay.globo.com/v/7998521

Fontes:

Conheça um pouco sobre a tradição das cavalgadas nordestinas – Adelmário Coelho

http://www.adelmariocoelho.com.br/blog/cultura-nordestina/conheca-um-pouco-sobre-a-tradicao-das-cavalgadas-nordestinas-767.html

You may also like

Comente