Caravana do Cuidar programa Dia Nacional da Consciência Negra

Caravana do Cuidar, projeto itinerante da Prefeitura de João Pessoa tem programação especial em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Nesta sexta-feira (19), das 8h às 12h, a Caravana do Cuidar, projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), preparou uma programação especial em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Os serviços de saúde, empregabilidade, beleza, direito do consumidor e assistência social serão levados à Associação Beneficente das Comunidades Remanescentes de Quilombos, em Paratibe.

Um dos serviços incluídos na programação foi o corte de cabelo e design de sobrancelha, com o projeto Jóia Preta, um estúdio afro. “Esse é um estúdio gerido por mulheres negras, que nasceu com a proposta de resgatar a autoestima do povo preto, reafirmando a beleza que lhe foi negada por séculos. É trazer de volta nossas raízes, cultura, nossa beleza em diversas texturas capilares. Além disso, é uma forma de nos expressar através de nossos corpos, cabelos, vivências e experiências”, comentou uma das idealizadoras do projeto, Raissa Ruffo.

Além dos atendimentos que geralmente são oferecidos pela Caravana, os moradores também vão poder acompanhar apresentações da banda Os Filhos do Forró; do grupo Tambores do Tempo, da Olho do Tempo – Escola Viva; grupo Corpo Coreográfico da Escola Zumbi dos Palmares; palestra com a professora de história Jennifer Medeiros, sobre estética e beleza Afro; e a participação do maquiador profissional Romilson Rodrigues, em uma ação para resgatar a autoestima das mulheres.

“A Caravana do Cuidar é de grande importância por facilitar o atendimento àquelas pessoas que não têm tempo de sair de casa. E teremos em um lugar só vários atendimentos disponíveis”, ressaltou o vice-presidente da Associação Beneficente das Comunidades Remanescentes de Quilombos, Roberto da Silva.

Geraldo Filho, que comanda a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, falou da importância do Dia Nacional da Consciência Negra para as comunidades envolvidas e comemorou a programação especial preparada para a Caravana do Cuidar em alusão à data.

“O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de extrema relevância para pessoas pretas e pretos, pessoas descendentes de origem africana, já que a data é um marco contra o racismo e a discriminação. A data é alusiva a morte de Zumbi dos Palmares, que foi um grande líder da população negra. Desta forma, a Coordenadoria, em parceria com outras secretarias municipais, está promovendo essa programação especial em Paratibe”, destacou.

Parcerias – Para a realização da Caravana do Cuidar, a Sedhuc conta com o apoio das Secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Transparência Pública (Setramp), Participação Popular (SEPP) e Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), além da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Texto: Allan Hebert e Vitória Vieira

Edição do Para Onde Ir: Sérgio Botêlho, com informações da Secom-JP

You may also like

Leave a Reply