OCDE tem reunião próxima semana, mas, chance de ingresso do Brasil, na oportunidade, é muito baixa

Próxima semana (dia 23) a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) se reúne em Paris, oportunidade em que pode ser discutido o ingresso de novos membros, uma aspiração brasileira.

Sediada em Paris, a OCDE reúne países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado, sendo a maioria desses países detentores de elevado PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O Brasil aspira uma vaga na OCDE e em recente visita aos Estados Unidos, o presidente Bolsonaro conseguiu do presidente Donald Trump compromisso de apoiar o ingresso do país na organização, onde a maioria dos membros são considerados países desenvolvidos.

Contudo, de acordo com análise do Estadão, “são ‘baixas’ as expectativas do governo brasileiro de encontrar na semana que vem uma solução para o impasse sobre a adesão do País”.

A esperança do governo brasileiro, segundo o Estadão, é de que os debates sobre o assunto na próxima semana possam se transformar em um ‘engajamento’ que permita aos japoneses levarem o tema para o âmbito da cúpula do grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20), que será realizado no final de junho, em Osaka.

Leia mais sobre o assunto, CLICANDO AQUI.

You may also like

Comente