Praia do Bonsucesso: bela, selvagem e guardiã de tesouro histórico

1.1kviews
Praia do Bonsucesso
Praia do Bonsucesso. Crédito: Governo da Paraíba

Sérgio Botêlho – A Praia do Bonsucesso, em Lucena, no limite com o município de Rio Tinto, é selvagem em pleno Século XXI. A beira-mar reserva espetáculo particular que é o encontro dos rio Miriri e Camaçari com o mar. 

HISTÓRIA DA BARRAGEM DO SANHAUÁ, EM BAYEUX

O contato das águas dos rios com as águas do Atlântico não é assim de supetão. Num movimento concêntrico, elas namoram por caminhos paralelos com o mar até se encontrarem mais na frente, em ziguezagues encantadores.

Arte e cultura no Para Onde Ir

Por trás desse balé de águas doces e salgadas pontifica um imenso paredão formado por falésia alta e colorida, compondo um quadro digno dos mais criativos pintores. Sem qualquer exagero, o cenário é verdadeiramente paradisíaco.

Não há qualquer bar, nem muito menos restaurantes, nesse paraíso atlântico. Ruim se houvesse. Então, quem vai vai certo de estar indo a um lugar ermo, embora tão próximo às estruturas urbanas de Lucena.

Cenário

Lá em cima, na falésia, há um mirante que permite extraordinária visão do litoral de Lucena e o de Rio Tinto, onde, na barra do Rio Mamanguape, existe uma área de proteção ambiental permanente. E, também, um famoso criatório de preservação do peixe-boi.

Destaques históricos e efemérides

Como se não bastasse toda essa manifestação da natureza, é possível cumprir uma trilha que leva às ruínas da histórica Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, construída, assim como aconteceu com a Igreja de Nossa Senhora da Guia, também em Lucena, pelos padres carmelitas.

Destaques da grande mídia impressa

As ruínas da igreja do Bonsucesso inspiram fortes emoções só de pensar na carga histórica e religiosa ali expressa. É uma construção de estilo barroco, típica ainda do período do Brasil Colônia, com data de 1789. O que resta da parede está sustentada por uma magnífica gameleira, cheia de lendas.

Pois bem. Estando em Lucena, não deixe de chegar até a Praia do Bonsucesso. E se puder, vá até as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, um tesouro histórico-religioso do mais alto significado.  

Fontes:

Tripadvisior
https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g303428-d4056616-r567300758-Bonsucesso_Beach-Joao_Pessoa_State_of_Paraiba.html

Ruínas da antiga Igreja de Bonsucesso
https://www.lucena.pb.gov.br/galeria/NTY=/

Praia do Bonsucesso
http://trilhasdospotiguaras.pb.gov.br/pt-br/destinos-e-trilhas/lucena/praia-de-bonsucesso/

You may also like

Comente