Nossa Senhora do Bom Conselho tem festa dupla em Esperança

566views
Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho-Esperança-PB
Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho-Esperança-PB. Crédito: Pascom-CNBB

Sérgio Botêlho – Padroeira da cidade de Esperança, no Brejo Paraibano, Nossa Senhora do Bom Conselho é festejada em dois tempos na cidade. A primeira festa começa, por assim dizer, no final do ano anterior, por ocasião do Natal e do Ano Novo e segue até o dia 14 de janeiro. com direito a parques de diversões e orações.

Contudo, esta não é a única data para comemorar a invocação de Nossa Senhora. No início do ano, ela existe como saudação aos esperancenses que, residindo fora, retornam à cidade para os festejos de final de ano.

Na verdade, a festa litúrgica de Nossa Senhora da Boa Esperança, mundialmente estabelecida pela Igreja, é o dia 26 de abril, que, por sinal, é feriadíssimo na cidade de Esperança.

Assim, cobrindo a data, a Igreja Católica local promove a festa por vários dias, reunindo milhares de fiéis, não apenas do município, mas, ainda. das cidades vizinhas, em procissões, orações e novena.

Títulos de Nossa Senhora

Mãe de Deus (Mater Dei) é apenas um dos títulos de Nossa Senhora. Há, também, Cheia de Graça (Gratia Plena), Virgem (Virgo), Estrela do Mar (Stella Maris), Senhora (Domina), Santa Maria (Sancta Maria), Rainha do Céu (Regina Coeli ou Caeli).

JOÃO PESSOA E SUAS HISTÓRIAS

Invocações

No caso das invocações, Nossa Senhora do Bom Conselho é apenas uma delas. Há mais de mil invocações catalogadas, o que demonstra a imensa fé dos católicos na mãe de Jesus, mas também dos ortodoxos, dos cópticos e anglicanos. 

Destaques da grande mídia impressa

Com a mesma intenção, a padroeira de Esperança também é chamada de Mãe do Bom Conselho, Nossa Senhora de Escodra, Nossa Senhora dos Bons Serviços e Santa Maria do Paraíso. A devoção é centrada num ícone da Virgem atualmente exposto em Genazzano, Itália, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho.

FONTES:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Bom_Conselho

https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulos_de_Maria

https://www.a12.com/academia/artigos/nossa-senhora-do-bom-conselho-26-de-abril

https://www.clickpb.com.br/religiao/comeca-hoje-a-festa-de-nossa-senhora-do-bom-conselho-144716.html

VÍDEOS:

https://www.youtube.com/watch?v=DpMPSGlWhuU&t=3s

https://www.youtube.com/watch?v=8yJNIpeaXHE

 

You may also like

Comente