Bovespa

O mercado se organiza para compra e venda de ações das empresas por meio da Bolsa de Valores. Dessa maneira, todo dia útil as Bolsas de Valores, no mundo inteiro, expõem os índices que retratam o movimento para mais ou para menos do mercado. (Veja, aqui, como está a Bolsa no momento).

Portanto, se você está em busca de comprar ações como meio de fazer seu dinheiro render o caminho é procurar a Bolsa. Da mesma forma, quando a empresa se dispõe a vender participações, em forma de ações, o caminho é o mesmo: a Bolsa. (Mais informações sobre a Bolsa de Valores, agora).

Bovespa

No Brasil, a Bolsa que movimenta o mercado de ações é a de Valores de São Paulo (Bovespa). Num ritmo frenético, da abertura ao fechamento, os corretores de ações, fisicamente, no pregão, ou pela internet, se esforçam comprando e vendendo títulos.

Ao comprar ações de uma empresa, o adquirente passa a ter direito a um percentual de rendimento sobre os lucros do empreendimento. Mas também passa a ter, em mãos, um título que pode se valorizar ou se desvalorizar ao sabor dos acontecimentos.

Esse movimento é exposto ao vivo e a cores por intermédio do Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo). Os números do Ibovespa não somente orienta os investidores em busca de ações como também dá sinais decodificadores da própria economia.

Importante assinalar que a Bovespa é a maior bolsa de valores da América Latina. Por conseguinte, sua atuação diária tem repercussão em todo o continente. E, com certa importância, repercute no mundo inteiro.

Horários do Bovespa

Desde as 08hs55min que a Bolsa de Valores de São Paulo inicia suas atividades. Assim, estarão à disposição dos investidores informações a respeito de Futuros de Dólar, Futuros de Índices, Opões de Ações e Futuros de Commodities.

O movimento, enfim, estará encerrado por volta das 18 horas, inclusive o chamado período After Market, uma espécie de horário extra da Bolsa. Nesse período, ocorre o jogo de compra e venda, cujos valores mudam ao sabor das ocorrências conjunturais.