Sérgio Botelho* – A pesquisa histórica é, antes de tudo, um trabalho gratificante. Ela nos leva a descobertas que, muitas vezes ocultas nos escaninhos do tempo, permaneciam desconhecidas da maioria das pessoas.
Fruto desse trabalho, repetindo uma prática minha de todos os dias (em textos que respeitam os limites legais ou aconselháveis de tamanho, impostos ou sugeridos pelas redes sociais), exponho hoje o que parece ser o nosso primeiro compositor a alcançar projeção nacional, um cidadão que viveu entre os Séculos XIX e XX, entre a Paraíba e o Rio de Janeiro.
Para variar, ele pertencia ao fecundo território de Areia, terra de José Américo, de Pedro Américo e do seu irmão Aurélio, e de Horácio de Almeida e Simeão Leal, algumas figuras areenses, na condição de paraibanos pioneiros, que brilharam, no meio artístico e cultural do Brasil.
Mas também um chão que serviu de berço a figuras de relevo na política paraibana, como Álvaro Machado, João Machado e Walfredo Leal. Também, do já citado José Américo, esse último de projeção nacional.
E, ainda, na seara religiosa, de Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, o primeiro bispo e, na sequência, primeiro arcebispo da Paraíba. Um tempo, a merecer realce, de forte poder econômico dos senhores de engenhos da região.
Hoje, a ênfase é para Abdon Felinto Milanez, autor da música do Hino da Paraíba, mas cuja opereta A Donzella Theodora (a partir de um libreto do maranhense Arthur Azevedo, baseado em literatura de Cordel), o projetou no Rio de Janeiro, sede do Império, em 1886.
No enredo, Theodora, uma inteligente moça escravizada, supera as provas que lhe foram postas por sábios e autoridades, e termina salvando a si e ao seu senhor! Não é, afora a aceitação na praça carioca, que empresta brilho à autoria, um tema corajoso para a época?
Abdon Felinto Milanez (1858-1927), era formado em Engenharia, tendo ocupado cargos técnicos na área de ferrovias, obras e serviços públicos. Foi também deputado federal.
(A foto de Abdon Milanez é do Instituto Casa do Choro)
*Sérgio Botelho é jornalista e escritor.
Discover more from Memória Paraibana
Subscribe to get the latest posts sent to your email.

