Turismo rural: oportunidade para expansão de ganhos

Turismo rural: novas oportunidades

Anúncios

Atenta às oportunidades que o turismo rural pode gerar para pequenos produtores agrícolas, Sheila Aparecida da Silva, ex-aluna do curso superior tecnológico de Agronegócio da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi das Cruzes, teve a ideia de oferecer consultoria a proprietários rurais interessados em expandir os rendimentos “abrindo a porteira” do seu negócio para o turismo.

Moradora de Guararema, cidade localizada a 80 quilômetros da capital, Sheila também é formada no curso técnico de Guia de Turismo da Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes. Ela conta que a iniciativa surgiu dois anos atrás durante o seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) na Fatec. “A intenção era conciliar as duas formações, unindo os conhecimentos de guia de turismo e de gestora de agronegócio. Foi aí que começou o trabalho de assessoria”, afirma.

A primeira experiência foi objeto de estudo do TCC e ocorreu em um alambique, com o intuito de avaliar a importância do guia de turismo dentro da propriedade rural. “Organizamos visitas guiadas para mostrar o passo a passo da produção artesanal, contribuindo para demonstrar a qualidade da cachaça e ampliar o conhecimento dos turistas e apreciadores. Hoje, o produtor é bem conhecido na região e se dedica à exportação”, diz.

Vivenciando a produção

Outro caso de sucesso é o projeto desenvolvido em uma propriedade familiar que tem como atividade principal a criação de abelhas e a produção de mel. Elaine Pacito, proprietária do Sítio São Benedito, diz que o turismo rural aumenta as vendas dos seus produtos e movimenta a economia do entorno. “As pessoas ficam encantadas ao vivenciar o trabalho e ver a beleza das abelhas em busca do pólen. Ao final do passeio, elas querem comprar mel para levar para casa, além de outros produtos naturais fornecidos pela vizinhança”, conta.

A visita monitorada tem duração de três horas e inclui café da manhã, apresentação da história centenária do sítio, caminhada por trilhas, mirante, pomar, igreja, apiário, moinho de fubá e bica para beber água na folha de caetê. Agendamentos por e-mail.

“É um projeto que valoriza a propriedade, estimula a produção e gera novos postos de trabalho. O turismo rural necessita de infraestrutura adequada e de uma boa oferta de serviços para proporcionar a melhor experiência para o cliente”, explica Sheila.

Para o coordenador do curso de Agronegócio da Fatec Mogi das Cruzes, Elias Ribeiro de Castro, a formação estimula a visão empreendedora dos alunos, ensinando a aproveitar o máximo do potencial de cada localidade.

“A Região do Alto Tietê tem uma grande vocação para o turismo por sua natureza exuberante e pela proximidade da metrópole. A agricultura familiar também é muito forte. O papel do curso é preparar profissionais focados em buscar alternativas para alavancar o setor agropecuário, tendo como prioridade o uso racional dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente”, afirma Castro.

Com informações do Governo do Estado de São Paulo

One thought on “Turismo rural: oportunidade para expansão de ganhos

  1. Sou um entusiastas de meios alternativos que jerem rendas complementares a produtores rurais. Tenho uma propriedade rural com fauna e flora preservados que margeiam dois rios. Gostaria de receber contato para implantação em minha propriedade. Desde já agradeço.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.