🌆 Crônica da Tarde
Futebol: uma caixinha de surpresa
Sérgio Botelho – O atual Campeonato Mundial de Clubes, que se desenrola nos Estados Unidos, vem mexendo bastante com os conceitos de hegemonia dos times do futebol, na dimensão internacional. Pela ordem alfabética, Botafogo, Flamengo e Palmeiras estão em posição de liderança em suas chaves, com o Flamengo já classificado para a próxima fase.
Botafogo pode até perder por uma diferença de dois gols para o seu adversário, o Atlético de Madri, na próxima segunda-feira, que avança às Oitavas de Final. Lembrando que o alvinegro carioca já derrotou o poderoso PSG. O Palmeiras que empatou a primeira, e depois derrotou Al Ahly, passará para a próxima fase se empatar com o Inter Miami, que também passa com o mesmo resultado, ou seja, um match onde a igualdade no placar beneficia as duas equipes.
A situação mais complicada é a do Fluminense, que, pelo que jogou, na estreia, poderia muito bem ter vencido os alemães do Borussia Dortmund. Não deu e, agora, para se garantir, a preço de hoje, tem de vencer os seus próximos jogos, contra os sul-coreanos do Ulsan HD, logo mais às 19 horas, e contra os sul-africanos do Mamelodi Sundowns, na última partida, que não são exatamente uns pernas-de-pau.
O desempenho de Botafogo, Flamengo e Palmeiras, e do próprio Fluminense, na estreia, tem deixado os analistas europeus bem divididos. Alguns insistem em chamar a atenção para o cansaço dos jogadores do velho continente, em fim de temporada. Outros acrescentam o calor norte-americano, nessa época. Outros, no entanto, inclusive técnicos como Luis Enrique, do PSG, minimizam esses fatores e se limitam a exaltar o futebol dos brasileiros.
Não se deve ter dúvidas sobre o papel positivo que desempenha o dinheiro para o alto nÃvel de sempre das equipes europeias, montadas em cifras que vão acima dos bilhões de euros. Com o dinheiro disponÃvel, os clubes jogam suas redes ao redor do mundo, comprando os melhores jogadores à disposição – alguns, até bem jovens – para formar equipes extraordinárias.
Entretanto, o que o Mundial de Clubes vem mostrando é que o futebol vai bem além de times de craques, para envolver um conjunto mais amplo de fatores como coesão tática, espÃrito coletivo, capacidade de superação e, sobretudo, entrega emocional e história. É isso o que os clubes brasileiros vêm demonstrando e o que torna o futebol a maravilhosa caixinha de surpresa que é.

